Descrição

Anuncio

Conheça os Hotéis & Pousadas que a Roteiros BR indica a você em São Luís de Montes Belos!

São Luís de Montes Belos é uma cidade que teve seu início em uma fazenda, datada de 1857, que possuía o mesmo nome.

História
Neste mesmo ano, o governo do estado determinou a construção de uma estrada cortando o local, ligando a parte central do estado de Goiás com a região sudeste e também ao estado do Mato Grosso.
Na medida em que as construções avançavam, os engenheiros João Neto de Campos Carneiro e Vicente Ferreira Adorno foram nomeando as serras, os córregos e os rios, relacionados a algum acontecimento ou data do dia. O nome da cidade está relacionado com as serras com picos muito finos na entrada da cidade e também com o dia de São Luís.
Com a queda do Estado Novo, implantado por Getúlio Vargas, veio a constituinte que deu liberdade para criar novos municípios e distritos.

Após essa abertura política, o município de Firminópolis foi criado e este povoado quis se apossar das terras de São Luís de Montes Belos invadindo as mesmas, fato que gerou muita revolta nos fazendeiros da região, que apelaram para o então Governador da cidade de Mossâmedes, o Sr. José Netto Cerqueira Leão Sobrinho, que denunciou tal invasão aos seus companheiros, realizando uma reunião que se deu em julho de 1948, planejando a emancipação de São Luís de Montes Belos.
Então, em 12 de outubro de 1953, após uma mobilização realizada pelo Sr. José Netto juntamente com o povo da região, fazendo uma exposição da situação à Câmara e ao então Prefeito de Vila Boa, Sr. Hermógenes Coelho, este veio a conceder parecer favorável a causa defendida pelos pioneiros monte-belenses, tornando o município autônomo.
De sua emancipação até os dias atuais, a cidade cresceu num ritmo rápido e coordenado. Durante estes anos, São Luís de Montes Belos recebeu inúmeros imigrantes que, ao longo dos anos, compuseram a história da cidade.

O comércio local se desenvolveu, escritórios regionais de órgãos estaduais e federais se instalaram na cidade, a indústria iniciou sua exploração e, com o aumento da população, São Luís de Montes Belos firmou-se no cenário estadual como referência do Centro-Oeste Goiano.
A cidade possui como cartão-postal o “Espelho D’ Água dos Buritis”, situado em região nobre da cidade. E, na região mais afastada, bem próximo ao Parque de Exposições Agropecuários da cidade, se localiza o “Lago Caires Maia’s”.
Outro cartão-postal de São Luís de Montes Belos possui uma Catedral das Assembleia de Deus , um templo que fica próximo ao “Espelho d’Água”, com o tanque batismal, que forma uma cascata.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de São Luís de Montes Belos

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIROS & ATRAÇÕES – SÃO LUÍS DE MONTES BELOS – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar