Descrição

Anuncio

Click em Hotéis & Pousadas e conheça as hospedagens que a Roteiros BR indica a você em Serranópolis!

O município de Serranópolis, antiga Serra do Café, já era habitado há mais de 11.000 anos por nativos de nosso continente, considerando-se as evidências arqueológicas encontradas na região.

Vale a Pena Visitar

Esta cidade merece ser visitada por seus sítios arqueológicos, suas cachoeiras, corredeiras e reservas de cerrado com presença de fauna característica.

No século passado, migrantes de Minas Gerais, São Paulo e Bahia se fixaram, em terras próprias para lavoura e pecuária. Em 1914, por lei municipal de Jataí foi criado o Distrito de Serra do Cafezal mas com o declínio do café que através do decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, o distrito de Serra do Cafezal passou a denominar-se Nuputira (“flor do campo” em tupi guarani). Em 14 de novembro de 1959, o distrito se emancipa, com o nome de Serranópolis em alusão as serras encontradas.

Serranópolis é repleta de opções turísticas, a principal delas é a RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Nacional) Pousada das Araras. Outro ponto turístico bastante visitado é a Gruta do Diogo, onde pesquisadores encontraram um fóssil de um homem conhecido como o homem da Serra do Cafezal (Zé Gabiroba).
Há 11 mil anos atrás o local onde hoje é a cidade de Serranópolis já era habitado. Nas grutas existem muitos vestígios da ocupação do homem paleo-Índio, escavados pela UCG e UFG. Além dos povos antigos, também foram encontrados indícios de ocupantes do século XX, totalizando mais de 550 gerações de homens habitando a região.

Vale a pena conhecer na cidade a Aldeia Ecológica Guardiões do Cerrado – Cursos e Vivências, Banhos eco terapias.
Gruta Casarão de Pedra – 02 km de Serranópolis-Estrada de Terra.
Gruta do Diogo, I e II – Próximo á cidade, onde foram encontrados ossos humano com mais de 11 mil anos.
Lagoas – Cerca de 40 belíssimas lagoas, de grande e pequeno porte.
Museu de História Natural da Serra do Cafezal – É considerado o primeiro ponto de visitação de Serranópolis.
Três Cachoeiras – Fazenda Três Cachoeiras-Estrada Rural, á 12 km.
Parque Nacional das Emas – Por toda sua riqueza natural, o Parque Nacional das Emas é considerado um ecossistema singular em toda a América Latina. A área foi doada pelo fazendeiro Filogônio Garcia para fins de preservação e constituída como Parque Nacional em 1972, com 131 mil hectares, ficando famosa por proteger a maior ave brasileira, a ema.
Podem ser observados, também, uma grande quantidade de cupinzeiros, morada dos cupins, feita de barro, que se eleva do solo a alturas que chegam a ultrapassar um metro.

Entre dezembro e março, milhares de larvas irradiam uma luz fosforecente, de tom azul-esverdeado, resultando em um impressionante espetáculo de luzes.
O parque possui paisagens únicas, além da rica vegetação, corredeiras de águas cristalinas, animais como Veados-Campeiros, Tamanduá-Bandeira, Lobo-Guará, Emas, Araras Canindé, Tucanos, Sucuris e diversas outras espécies.
A atividade ecoturística na região ainda é recente, apresentando uma baixa taxa de ocupação devido ao fato da região ser pouco conhecida. Oferece atividades como caminhadas por diversas trilhas, cachoeiras, corredeiras, balneários e piscinas naturais, pequenos cânions e sítios arqueológicos.
Nayla Mayara – Roteiros BR

Cidade de Serranópolis

Não há comentários ainda.

Seja o primeiro a avaliar “ROTEIROS & ATRAÇÕES – SERRANÓPOLIS – Goiás”

Sua nota para esta escola
Escolha para avaliar