Os espanhóis foram os primeiros europeus a pisar no Maranhão, em 1500. Em 1533, os portugueses tentaram, pela primeira vez, ocupar o território, mas não obtiveram êxito. O primeiro assentamento europeu se deu apenas em 1612, quando os franceses fundaram a cidade de São Luís. Três anos depois, os portugueses expulsaram os invasores franceses e começaram a colonizar a região. Em 1621, foi criada pelo governo português a capitania do Maranhão e Grão-Pará.

O principal objetivo da medida era melhorar as defesas da costa e os contatos com a metrópole (Lisboa). Um século e meio mais tarde, em 1777, as capitanias do Maranhão e do Pará se separaram. A grande influência de Portugal na região fez que o Maranhão só aceitasse a independência do Brasil após intervenção armada, em 1823. Já nessa época, a economia do estado era baseada na produção de açúcar, algodão e arroz. Com a abolição da escravatura, o estado enfrentou um período de decadência econômica, atenuado apenas no final da primeira década do século XX, com o início do processo de industrialização da região.

No Maranhão você verá lugares paradisíacos! Claro que a grande atração do local é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que abriga centenas de dunas que podem chegar a 35 metros de altura. Entre elas, belíssimas lagoas de cores azuis e verdes, que se formam entre os bancos de areia por conta das chuvas. A paisagem é paradisíaca e uma das mais impressionantes do nordeste brasileiro. Em toda região, você encontrará extensas áreas de manguezais, rios, cachoeiras, cânions e muitos lagos, perfeitos para um mergulho. Ao visitar a região, não deixe de conhecer as cidades de Barreirinhas e Santo Amaro, onde estão os lindos lençóis maranhenses e também Carolina, conhecidas pelos seus lindos cânions e cachoeiras, com imensas quedas d’águas.

Já a cidade de Alcântara é pura história e possui um centro histórico repleto de prédios, igrejas e casarões do período colonial. O pequeno vilarejo de Atins também precisa estar no seu roteiro, assim como a capital Maranhão, com belíssimos prédios e casarões, além de belas praias. Falando nelas, entre as mais famosas do estado estão a Praia do Amor, Praia de Lençóis, Praia Caburé, Praia de Atins e as Praias de Igarapé Grande. Por lá é possível apreciar belas paisagens com mar azul e extensas faixas de areia branca. As grandes atrações são os divertidos passeios de quadriciclo por toda a região.

O Maranhão tem como característica um clima tropical com duas diferentes estações, baseadas na indecência de chuvas, na umidade e também nas temperaturas elevadas. As condições climáticas também podem ser diferentes dependendo da região. Nas regiões costeiras, as temperaturas são um pouco mais altas, variando entre 29 e 31 graus, já no interior, elas ficam entre 31 e 36 graus. Lugares paradisíacos no Maranhão não vão faltar na sua viagem tropical. Com tantas opções, é sempre bom saber quais as melhores cidades, vale a pena visitar:

São Luís – Entre as cidades turísticas do Maranhão, claro que a simpática capital, São Luís. Além das belezas naturais e lindas praias, a cidade é pura cultura e história. Por lá, seus prédios antigos, casarões e igrejas fazem dela um dos locais com a maior quantidade de conjuntos históricos do país. Para se ter uma ideia, estima-se que a capital conte com mais de 3 mil edifícios e praças datados do período colonial brasileiro. Inclusive, seu conjunto histórico é tão significante para o país, que a cidade é considerada Patrimônio Cultural pela Unesco. Entre os locais mais importantes, destaca-se o Centro Histórico de São Luís, o Palácio dos Leões, a Catedral da Sé e o Museu do Reggae Maranhão e muito mais.

Barreirinhas – Não é à toa que ela é considerada um dos mais incríveis lugares paradisíacos no Maranhão. A cidade abriga parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com dunas e pequenas lagoas naturais, que vão te deixar fascinado, tamanha a beleza do lugar. Para completar, o céu azul torna a paisagem ainda mais espetacular. Inclusive, Barreirinhas é conhecida como deserto brasileiro. Mas se acha que as belezas do lugar param por aí, está enganado! Não deixe de conhecer o lindo vilarejo de Mandacaru e uma área de manguezal, que é cortada pelo Rio Preguiça.

Santo Amaro – Ela é um daqueles lugares para conhecer no Maranhão que você jamais vai esquecer. A cidade de Santo Amaro também oferece a típica paisagem maranhense, repleta de dunas e lagoas formadas pelas águas das chuvas. Mas com tamanha beleza, a cidade não está na rota do turismo, em razão da dificuldade do acesso. Por conta disso, ela é pouco frequentada pelos turistas, sendo conhecida como o paraíso perdido dos lençóis. Além de conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que também abrange a cidade, conheça outros pontos turísticos, como as Lagoas Andorinhas, Betânia e Cabras.

Carolina – A cidade de Carolina não tem as dunas como principais atrações, mas, sem dúvida, é o local ideal para quem gosta de ecoturismo. Por lá, você encontrará enormes cânions e belíssimas cachoeiras de águas cristalinas, com temperaturas bem agradáveis. Conheça o Parque Nacional da Chapada das Mesas, as cachoeiras de São Romão, os Santuários Pedra Caída e do Dodô. Você vai amar!

Alcântara – Se gosta de história, Alcântara deve estar na sua rota de cidades para conhecer no Maranhão. Afinal, ela respira história por meio de seus antigos casarões, ruas de paralelepípedos e ruínas de igrejas datadas do período colonial do Brasil. Conheça o Museu Casa Histórica de Alcântara e a Igreja Nossa Senhora do Carmo. Além de história, a cidade oferece também lindas praias, como a Praia de Itatinga, além da belíssima Ilha do Medo. Atins – Um pequeno vilarejo de pescadores, mas que encanta seus visitantes pela beleza de suas dunas, praias e lagoas localizadas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Claro que passeios de quadriciclo para apreciar a paisagem é quase que uma regra por lá, assim como um mergulho nas lagoas. Prepare-se para um destino rústico, mas cheio de encanto. A cidade não tem iluminação pública e as ruas são de areia. Por isso, conhecer Atins é uma experiência inesquecível.

Passeio pelo Rio Preguiças – Se quer viver experiências incríveis em terras maranhenses, uma dica é fazer um passeio de barco pelo Rio Preguiças. Você conhecerá lindos povoados, como Vassouras, onde é possível ter contato com a natureza e observar muitos macaquinhos perambulando pela região. O passeio envolve ainda uma volta pelas dunas, mergulhos em lagoas e rios. Entre uma parada e outra, dá para conhecer os vilarejos, fazer fotos e comprar artesanatos em lojinhas existentes nestes locais.

Lençóis Maranhenses – Já deu para perceber que os lugares paradisíacos no Maranhão envolvem esse espetáculo que são os Lençóis Maranhenses. Os lençóis do Maranhão são formados por dunas que chegam a medir 35 metros de altura. As lagoas em meio às dunas são formadas por águas de chuva que não escoam pelo local. Entre as maiores estão a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita. Inclusive, a ilha dos lençóis está localizada em um dos maiores trechos de manguezais do planeta. Além das dunas, há lindas praias desérticas por lá.

Chapada das Mesas – Dona de belezas naturais de tirar o fôlego, a Chapada da Mesas conta com cachoeiras, cânions e lindas lagoas de águas cristalinas, que se formam aos pés das quedas d’águas. O lugar possui ainda belíssimos rios, formações rochosas impressionantes e rios, onde é possível fazer um mergulho. Se você gosta de ecoturismo, a Chapada das Mesas é o seu lugar.

Delta do Parnaíba – Na hora de montar seu roteiro de turismo no Maranhão nem pense em deixar o Delta Parnaíba de fora. O local reúne as mais lindas paisagens de todo o Nordeste, mas, mesmo assim, ela ainda é pouco conhecida entre os turistas. Para você entender a beleza da região, o Rio Paranaíba, que passa pela região, se abre em diversos canais, favorecendo a formação de ilhas de areia e canais que deságuam no mar. É um verdadeiro espetáculo da natureza. O rio percorre um trajeto de quase 1,5 mil km, que se estende em cinco canais entre os estados do Maranhão e do Piauí.

As Praias no Maranhão são tantas praias espetaculares para conhecer, vale a pena visitar. Praia do Amor, Tutóia – Por lá, a paisagem se resume em uma extensa faixa de areia e um belíssimo mar. A Praia do Amor não conta com aqueles quiosques tradicionais de muitas praias, tornando o local ainda mais rústico e o contato com natureza ainda mais delicioso. Uma dica é permanecer na praia até o final da tarde para apreciar o lindo pôr do sol. Praias de Igarapé Grande, Turiaçu – Os mais lindos espetáculos da natureza estão no Maranhão. Exemplo disso são as espetaculares praias de Igarapé Grande, em Turiaçu, que ficam no arquipélago Atol dos Atins.

Por lá, as ondas são bem altas e podem chegar a três metros de altura, um prato cheio para surfistas. Além das praias, ao visitar a região, faça um tour também para conhecer as áreas de manguezais e a grande variedade da fauna e flora.

Praia de Atins, Barreirinhas – Há quem diga que a Praia de Atins, em Barreirinhas, é a mais linda do estado. Por lá, o belíssimo mar azul de águas cristalinas e uma extensa faixa de areia branca e fofa tornam a paisagem paradisíaca e apaixonante. Mas toda essa beleza se justifica. A Praia de Atins está cercada pelos Lençóis Maranhenses, pelo Oceano Atlântico e pelo Rio Preguiças.

Praia Caburé, Barreirinhas – A Praia Caburé, em Barreirinhas, também precisa estar entre os lugares para conhecer no Maranhão. A praia é linda e bem calma, perfeita para uma programação mais tranquila. Além de curtir um banho de mar, não deixe de fazer um passeio de quadriciclo pelas redondezas e vá até o Rio Preguiça, local onde ele se encontra com o mar. Na Praia Caburé, conheça o povoado existente na região. Praia de Lençóis, Barreirinhas – Ela é quase deserta, mas é incrivelmente linda. A Praia de Lençóis, em Barreirinhas, conta com cerca de 70 quilômetros de extensão de areia branca e um mar azul. O mais legal é que as águas são calmas, perfeitas para um mergulho e momentos de descanso. Por lá, a grande atração também são os passeios de quadriciclo.