As Cataratas do Iguaçu – um dos maiores espetáculos naturais do planeta – estão entre os muitos atrativos turísticos, valorizados pela grande diversidade geográfica e histórico-cultural, que podem ser visitados durante todo o ano no Paraná. O Paraná afirma-se como um dos mais completos destinos turísticos do Brasil. As Cataratas do Iguaçu – conjunto com mais de duas centenas de quedas d’água – são o principal cartão postal do estado. Em todas as regiões a estrutura hoteleira e de serviços é excelente, com destaque para Foz do Iguaçu e para a capital Curitiba. Curitiba é moderna, sofisticada, cosmopolita, com um diversificado circuito histórico, cultural e gastronômico. Especialmente na arquitetura e na gastronomia nota-se grande influência europeia, herança dos imigrantes portugueses, italianos, alemães, poloneses, ucranianos e de outros povos que formam o mosaico étnico-cultural do Paraná. Além da variedade étnica, o Paraná tem grande diversidade ambiental.

No Litoral ficam alguns famosos santuários ecológicos, como a Ilha do Mel, Guaraqueçaba e o Parque Nacional do Superagüi. Na região dos Campos Gerais, estão localizados o Parque Estadual de Vila Velha, com suas gigantescas esculturas de rocha, e o cânion do Guartelá, o sexto maior do mundo. Há outros destinos, roteiros e produtos turísticos bem estruturados. Balneários movimentados – como Caiobá, em Matinhos, e os de Guaratuba – e as cidades históricas de Paranaguá, Antonina, e Morretes, no Litoral. A cidade histórica da Lapa e as cachoeiras de Prudentópolis. O Caminho dos Tropeiros, corredor cultural que integra 16 cidades, oferece repousantes hotéis-fazenda e programas de turismo rural. O Paraná possui, ainda, boas estâncias termais, spas, resorts e diversos polos de ecoturismo e aventura espalhados por todo o estado.

O Paraná é sinônimo de turismo e hospitalidade em todas as estações! São tantas as possibilidades, que foi dividido em 10 regiões diferentes para melhor disponibilizar a sua enorme variedade de atrações turísticas: belezas naturais inigualáveis, com grandes reservas da Mata Atlântica preservadas, rios, cachoeiras e todas as riquezas que seu solo cultiva; um riquíssimo acervo histórico e cultural e diferentes alternativas de lazer e gastronomia para você e sua família.

O Litoral do Paraná – Um litoral charmoso, repleto de alternativas turísticas. Sua pequena extensão concentra uma diversidade impressionante de atividades, surpreendendo o visitante por suas belezas naturais, vilarejos encantadores, rios, praias tranquilas e ilhas. Dentre os seus caminhos históricos, como a Estrada da Graciosa e a Estrada de Ferro Paranaguá. Curitiba destaca-se também o centenário Caminho do Itupava, importante via de ligação entre o litoral e o planalto. Para os viajantes que apreciam a mescla de história e natureza, a bela Ilha do Mel e o Parque Nacional do Superagüi são programas imperdíveis. Berço da colonização do Estado, no Litoral estão cidades históricas como Guaraqueçaba, Morretes, Antonina e Paranaguá, sendo que nesta é possível conhecer um dos maiores portos do Brasil e o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná. No Litoral também está a porção de Mata Atlântica mais preservada do Brasil.

Em suas baías, é possível avistar os golfinhos e a pacata vida dos pescadores da região. As atrações continuam ainda nos balneários de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, propícios para atividades de lazer, sol e praia. E não se pode deixar de conhecer a culinária típica da região, o saboroso barreado que pode ser apreciado acompanhado da deliciosa cachaça de banana. Uma surpresa à parte é a beleza do artesanato que se faz na região. Um convite para as compras e a cultura! Quarenta e oito balneários em Pontal do Paraná, em 22 km contínuos de areias brancas, águas mornas e limpas, proporcionam o convívio com gaivotas e atobás em seus voos sincronizados sobre as ondas do mar. Realce para Pontal do Sul, que recebe águas da baía de Paranaguá, onde estão instalados as marinas e o terminal dos barcos que levam à Ilha do Mel. Pontal do Paraná representa um refúgio para quem busca tranquilidade e harmonia em uma região de belas e limpas praias. Pousadas, marinas, gastronomia e a hospitalidade da população se harmonizam com a natureza. Matinhos é um dos principais destinos de veraneio do Estado.

Possui boa infraestrutura de turismo para receber os milhares de visitantes, principalmente no Réveillon e no Carnaval. Hotéis, parques aquáticos, pousadas, campings, comércio, restaurantes típicos e internacionais, bares e muito mais estão à disposição dos veranistas e turistas que correm para suas areias a cada temporada ou feriado prolongado. A praia de Matinhos, situada na sede do município, com águas agitadas e pouco profundas, é procurada por surfistas. À beira-mar localiza-se um mirante, construído sobre uma formação rochosa do qual se tem uma visão panorâmica do aglomerado urbano e das praias e balneários do norte do município. Dos balneários de Matinhos, Caiobá é o mais requintado e divide-se em: Praia Brava, uma enseada com águas rasas e um pouco agitadas, onde são realizados campeonatos de surf, e Praia Mansa – na entrada da Baía de Guaratuba, com águas bastante calmas e pouco profundas, que proporciona acesso à Praia Bela ou Prainha do Farol e à Ilha das Tartarugas. Em Matinhos, toboáguas, piscinas de correnteza, pedalinhos e caiaques também são oferecidos em áreas de lazer. Já a encantadora Guaratuba, além de possuir excelente infraestrutura, se completa com a beleza de suas praias.

As principais, Central e do Cristo, são praias de meia enseada, ideais para banhistas, pois têm o mar calmo e estão localizadas na Avenida Atlântica. Na praia do Cristo está o Morro do Cristo, de onde se pode ter uma visão de todo o município, sendo bastante procurado pelos visitantes. Seguindo sentido sul temos a praia do Brejatuba, procurada por surfistas por suas águas agitadas, e a praia da Barra do Saí, no balneário de Coroados, na foz do rio Saí, preferida por pescadores de robalo. Merece destaque ainda a praia de Caieiras, localizada próximo ao local de passagem do ferry-boat, cujo acesso pode ser tanto rodoviário quanto hidroviário. Local calmo, agradável e pitoresco, devido à sua colônia de pescadores. Um dos principais destinos turísticos do Paraná, a Ilha do Mel também se destaca por excelentes praias, para todos os gostos.

A Praia do Farol das Conchas, com suas águas serenas, são um convite ao relaxamento. Da região do Farol até Nova Brasília, ponto de desembarque nessa parte da Ilha, são encontradas estruturas de hospedagem e alimentação, sendo preferida por famílias e por aqueles que busca tranquilidade. A Praia de Fora, localizada entre o Morro do Farol, Morro do Joaquim e a Praia Grande, são praias de águas agitadas, muito frequentadas por turistas e praticantes de esportes de areia. A Praia da Fortaleza na sua imensa tranquilidade é guardada pelo Forte de Nossa Senhora dos Prazeres, e oferece excelentes passeios mesclando história e natureza. A Praia de Encantadas é dividida em duas praias distintas: a de dentro e a de fora. A de dentro é um dos locais mais pitorescos da Ilha, sendo ponto de desembarque e acesso para a Gruta e outras praias mais ao norte. No local existem boas opções de pousadas e restaurantes, além da vida noturna agitada.

Em Guaraqueçaba, a Praia Deserta na Ilha de Superagüi é um verdadeiro cartão postal a ser conhecido. Antonina também tem seu destaque com o Rio do Nunes, praia fluvial de grande beleza e a Ponta da Pita, formação rochosa que avança pela baía, que se constitui num agradável local de lazer, ideal para banhos, pescarias, piqueniques e prática de esportes náuticos, com lanchonetes, restaurantes e rampa para barcos pequenos. Em Morretes o rio mais charmoso do Litoral: o Nhundiaquara, repleto de história, atrativos e locais aprazíveis para atividades aquáticas de entretenimento e aventura. A grande diversidade étnica do estado deu origem à uma variedade de atrativos culturais. Artesanato e Mercados Tradicionais – Você pode levar um pedacinho do Paraná com você, conhecendo as diversas opções de lojas de artesanatos presentes em todo o Litoral do Paraná. Vale a pena conhecer também o Mercado do Artesanato e o Mercado Municipal do Café em Paranaguá.

Conheça a história do Litoral do Paraná da sua maneira, explorando os charmosos centros históricos de cidades como Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Paranaguá. A engenhosidade vista na construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba consagra um dos passeios imperdíveis a quem vem para o Paraná. A Ilha da Cotinga, em Paranaguá, é uma das paradas mais interessantes do Litoral, onde encontram-se ruínas e vestígios dos primeiros colonizadores do estado. Em Morretes o visitante pode explorar o Parque Estadual do Marumbi e o Caminho do Itupava, o povoado de Porto de Cima e percorrer o trajeto da bela e sinuosa Estrada da Graciosa.

Espaços Culturais: no Litoral do Paraná, mais precisamente em Paranaguá, destacam-se o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e o Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá. No Litoral do Paraná o visitante tem a garantia de que irá descobrir novos sabores, um mais irresistível do que o outro. Além das inúmeras possibilidades de provar frutos do mar fresquinhos, preparados das mais diversas maneiras, os turistas poderão desfrutar de um dos pratos mais conhecidos do Paraná: o Barreado. O Barreado, muito consumido hoje em dia nas cidades de Morretes, Antonina e Paranaguá, chegou ao Paraná por meio da colonização portuguesa da região no século XVIII. Era muito apreciado em bailes e festivais de fandango, e sua preparação ainda é feita como no passado: de forma lenta, cozida em panelas de barro. O Barreado se trata de uma carne cozida de forma a criar um caldo grosso, que mantém o sabor do prato. Ele é degustado com arroz e farinha de mandioca. Para acompanhar o Barreado como sobremesa, uma dica é provar as iguarias feitas de banana, como a bala de banana, doce açucarado produzido e encontrado no Litoral do Paraná. Por lá encontra-se também cachaçarias, algumas produzem inclusive cachaça de banana.

Para acompanhar a cachaça, pode-se provar os crocantes chips de mandioca e de banana. Em Guaratuba, na Estrada do Cabaquara, o turista encontra o Circuito das Ostras; já em Pontal do Paraná, é possível provar o delicioso prato chamado Cambira, que mistura a força do peixe com a suavidade da banana. Desde o Oceano Atlântico até o Rio Paraná, os recursos naturais do Paraná são um convite tentador para quem gosta de natureza e aventura. O Litoral do Paraná irá encantar você com suas paisagens e opções de atividades. Náutico Aventura – No Paraná se destacam os passeios à vela ou a barco a motor pela exuberância natural do Litoral e todo o seu complexo de estuários que proporcionam acesso a ilhas e a um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Brasil.

Conheça a Baía de Antonina, a Baía de Guaratuba, belas ilhas como a Ilha das Peças, a Ilha do Superagui e a Ilha dos Papagaios em Guaraqueçaba e, em Paranaguá, vale explorar sua baía e os arredores da Ilha do Mel. Atividades de Ecoturismo: o ecoturismo pode ser realizado em sua essência em distintos pontos do Litoral do Paraná, numa relação sustentável com a natureza, com conservação e educação ambiental. Entre estes pontos estão a Ilha do Mel, em Paranaguá; o Parque Nacional do Superagui, que compreende a Ilha das Peças, a Ilha de Superagui e a Ilha do Pinheiro, bem como a RPPN do Sebuí e a RPPN Salto do Morato em Guaraqueçaba; a área de interesse turístico do Parque Estadual Marumbi e o Caminho do Itupava, em Morretes.

Ciclo turismo: o Litoral inteiro é muito procurado pelos amantes do ciclismo. Algumas das rotas mais praticadas passam pelos atrativos históricos e pela Cachoeira do Cedro em Antonina, pela Ilha das Peças e pela Ilha do Superagui em Guaraqueçaba; pela Estrada do Carambiú, pela Estrada do Anhaia e pelas estradas rurais de Morretes, e pela Ilha do Mel, em Paranaguá.

Caminhada: o Paraná dispõe de uma vasta quantidade de locais para fazer caminhada, sendo o Litoral um exemplo disso. Além de contar com a Ilha do Mel, onde não entram veículos motorizados nem se utiliza tração animal, e todos os roteiros são feitos a pé ou de bicicleta, em Guaraqueçaba, outro recanto ecológico do Paraná, existem as RPPN Sebuí e Salto Morato. Outra maravilha de Guaraqueçaba é o Parque Nacional do Superagui. Morretes é uma ótima parada para os caminhantes, com o Salto dos Macacos, o Salto da Fortuna, o Caminho da Graciosa, o Parque Estadual Marumbi e o Caminho do Itupava.

Em Antonina destaca-se a Reserva Natural do Morro da Mina, outra opção para a atividade. Montanhismo: é no Litoral do Paraná que se encontram as mais conhecidas montanhas da região, como o Conjunto Marumbi e o Morro do Sete em Morretes, e o Parque Estadual Pico Paraná em Antonina. Um roteiro imperdível é chegar até Morretes de trem, saindo de Curitiba, para iniciar a aventura nas montanhas. Arvorismo e Atividades Verticais: Você pode descer uma cachoeira de rapel no Litoral do Paraná. Para quem gosta de emoções nas alturas, o Litoral oferece lugares surpreendentes, como o Salto São Luiz e o Salto da Fortuna em Morretes. Rafting: contemplar uma paisagem de dentro do rio é uma experiência inesquecível, que faz você se sentir parte da natureza.

No Rio Cachoeira, em Antonina, o rafting é praticado com segurança e com diversão garantida! Paz espiritual, harmonia, autoconhecimento, equilíbrio e purificação da mente são a busca daqueles que praticam o Turismo Religioso. Independente da religião, no Paraná todos esses sentimentos, aliados a um maior contato com a natureza e ao resgate de aspectos culturais, proporcionam aos visitantes uma experiência de fé para a qual são convidados a seguir por trilhas pacíficas de diálogo inter-religioso. No Litoral do Paraná os devotos católicos podem reafirmar a sua fé no belo Santuário de Nossa Senhora do Rocio, onde ocorre a Festa do Rocio anualmente, com missas, novenas e apresentações musicais, em Paranaguá. Ainda na cidade, o visitante pode conhecer a Catedral Nossa Senhora do Rosário e a Igreja São Benedito. Antonina conta com a Igreja Nossa Senhora do Pilar, enquanto em Guaraqueçaba apresenta a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões. Em Guaratuba os devotos podem conhecer a Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, e em Morretes, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto e a Igreja de São Benedito.