O Piauí, localizado no Nordeste do Brasil, é o estado litorâneo com menor extensão de costa, apenas 66 km. Esse pequeno trecho, porém, é privilegiado. Na fronteira com o Maranhão, a oeste, fica o delta do rio Parnaíba, o único em mar aberto das Américas. Seu ecossistema lembra o da Amazônia, com inúmeras ilhas, lagoas, igarapés e praias de areia fina, tomadas por dunas e coqueiros. Mas a maior parte do território piauiense está sob a ação do clima semiárido.

E Teresina, às margens do rio Parnaíba, é a única das capitais nordestinas que não está localizada à beira-mar. Isso se deve à colonização. Ao contrário do resto do Nordeste, o estado foi ocupado do interior para o litoral. Em toda essa região predomina o clima semiárido, com longos períodos de seca e vegetação de caatinga. Essas condições climáticas reforçam uma economia baseada na agricultura de subsistência, na criação extensiva de gado, feita em grandes latifúndios e no extrativismo de carnaúba e babaçu. Mas a caatinga também é lugar de descobertas científicas. Escavações realizadas nos sítios arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Sudeste do estado, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, provam que o homem surgiu no continente americano há mais tempo do que se pensava.

No Parque Nacional das Sete Cidades, pode-se observar formações rochosas de cerca de 400 milhões de anos e pinturas pré-históricas. Vale a pena conhecer…….

Parque Potycabana – Um dos pontos turísticos mais bonitos de Piauí fica na capital, Teresina. Esse parque está situado numa área de 43 mil metros quadrados. Nesse parque os visitantes encontram pistas de caminhada e uma extensa área verde para se sentirem em contato com a natureza.

Delta do Parnaíba – Listada como uma das paisagens mais bonitas do planeta, o Delta do Parnaíba, está localizado na divisa dos estados do Maranhão e do Piauí. Olhando o mapa a região lembra uma mão aberta e consiste num arquipélago que conta com 70 ilhas. Uma região em que o turista poderá se encantar com belos espelhos d’água, praias com paisagens exuberantes, dunas e mangues. Um cenário fantástico para enriquecer a sua viagem.

Parque Nacional Serra da Capivara – Esse parque consiste numa unidade de conservação que atua na proteção da natureza. Um dos pontos que fazem desse parque ainda mais interessante e um dos pontos turísticos cheios de encanto no Piauí, é o fato de ser considerado também uma unidade de conservação arqueológica que preserva vestígios preservados por séculos. Nesses sítios é possível conferir um pouco da presença humana e de animais ancestrais.

Praia do Coqueiro – Situada a somente 10 km do centro da cidade de Luís Correia, essa praia foi se tonando mais badalada até se tornar uma das favoritas dos praticantes de kitesurf. Um dos motivos para isso, é que essa praia possui ventos fortes o ano todo. Aproveite sua passagem por essa praia para conhecer a barreira de corais. Tem uma excelente infraestrutura para sair com os amigos e familiares.

Polo Cerâmico do Poty Velho em Teresina – Desde a década de 1960 o bairro Poty Velho é reconhecido como sendo um lugar em que a cerâmica é tradicional no estado do Piauí. Contudo, somente no ano de 2006 foi criado um polo que conta com mais de 50 oficinas e mais de 300 famílias produzindo. Uma das vantagens é que os preços das cerâmicas são bem em conta.

Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu – Esse é um dos pontos turísticos cheios de encanto no Piauí, a dica é visita-lo durante o primeiro semestre do ano que é mais chuvoso e assim contribui para que as quedas d’água se tornem um espetáculo para os seus olhos. Um parque localizado entre os municípios de Esperantina e Batalha. Fica a somente 180 km da capital Teresina.

Praia de Barra Grande – Uma praia linda e pouco conhecida pelo turismo, ainda é um local bem tranquilo. Recebe muitas visitas daqueles que gostam de praticar esportes de aventura, pois esse é um cenário bastante propício para esse tipo de atividade. A praia está localizada bem na Rota dos Ventos o que permite a prática de uma série de esportes como kitesurf. A infraestrutura para receber os turistas é outro ponto bem positivo.

Parque Nacional de Sete Cidades – Um dos pontos turísticos cheios de encanto no Piauí, esse parque é uma unidade de conservação que está situada entre os municípios de Piracuruca e Brasileira. O grande atrativo desse parque são as formações de pedras feitas de arenito que foram desenhadas pela ação do vento, do calor e das chuvas. Outro toque especial desse parque é que ele está situado numa área de transição entre a caatinga e o cerrado tendo assim, grande variedade de espécies de fauna e flora.

Praia da Pedra do Sal – Uma praia fantástica que está localizada na cidade de Parnaíba, tem como característica principal ter um lado bravo e um lado calmo. Para quem está em busca de dias de sossego, a dica é ficar no lado mais tranquilo onde tem poucas ondas. Porém, se o que você quer mesmo é ter momentos radicais, a dica é ir até o lado da praia brava onde favorece a prática de esportes como asa delta e surf.

Lagoa do Portinho – Visitar o estado do Piauí e não dar uma passada no município de Luís Correia é uma falta grave, pois nessa cidade você encontra uma série de locais especiais para conhecer incluindo a Lagoa do Portinho. Grande parte do território dessa lagoa está na Parnaíba, um dos principais atrativos está no fato de ter uma série de dunas em torno da margem. Um cenário fantástico para quem deseja curtir um dia de descanso.

Mercado Central São José em Teresina – Para mergulhar nos sabores e aromas especiais do Piauí nada melhor do que visitar o seu chamado Mercado Velho. As obras de construção do prédio tiveram início no século XIX. Tem boas opções para quem deseja fazer lanches saborosos e comprar temperos.